Ireland

Na Irlanda brasileiro recebe em euro e descobre que dinheiro traz felicidade

 

Loko de faceiro com a câmera nova (foto: Mara Cecílio)

Loko de faceiro com a câmera nova (foto: Mara Cecílio)

Por Felipe Franco

       Comecei a trabalhar seriamente na casa dos 20 anos e de lá para cá não tenho feito outra coisa a não ser usar quase todo o salário para pagar contas. Nos meus últimos 2 anos de trabalho no Brasil consegui a “incrível” marca de 10 reais por hora trabalhada. Ou seja, 1 hora do meu tempo custava míseros 10 reais. Não haveria problema nenhum em ganhar somente 10 reais por hora desde que tal valor servisse para comprar alguma coisa. O que se compra com 10 reais no Brasil? Um pote de café, menos de 4 litros de gasolina, talvez uma revista ou uma cueca. Pronto, lá se foram os 10 reais.

         No dia em que deixei o Brasil precisei tomar um táxi até a rodoviária, cerca de 10 quadras a partir da minha casa. O valor foi de 20 reais, ou seja, precisei investir 2 horas de trabalho em uma corrida de 5 min. Tenho trabalhado em Dublin desde julho com uma média salarial de 9 euros por hora numa posição para lá de distante da que ostentava no Brasil. Outro dia precisei tomar uma táxi para percorrer as mesmas 10 quadras aqui na capital irlandesa numa corrida que saiu por 7 euros, menos de uma hora de trabalho. Com duas horas trabalhadas aqui você consegue comprar passagem aérea para a Inglaterra.

        Façamos de conta que você trabalha 8 horas por dia com uma média de 9 euros por hora, no final do dia você terá conquistado 72 euros. Isto serve para ida e volta para Liverpool, uma noite de hostel e dois dias de refeições baratas. No Brasil, com 8 horas de trabalho o máximo que consigo é comprar uma passagem de ônibus para Porto Alegre, viagem só de ida. Trocando em miúdos, lá você trabalha muito e ganha pouco, enquanto na Irlanda você trabalha pouco e ganha um bom dinheiro. A grana vale alguma coisa!

         Há tempos que sou um dos apreciadores da fotografia e comprar uma câmera sempre esteve nos meus planos. No Brasil isto não foi possível, uma máquina apropriada custa em média 1500 reais, valor que ultrapassava meu salário mensal. Aqui consegui finalmente adquiri-la com 38 horas de trabalho, a mesma média semanal que fazia no Brasil. Não bastasse isso, mesmo pagando em euro a câmera saiu mais em conta por aqui, em real sairia por um R$ 1250,00. Outro bico que fiz durante 4 finais de semana fechando 100 horas de trabalho vai me levar para o Egito em Novembro. Pelas minhas contas, os 1000 euros serão mais que suficientes para cobrir os 10 dias de viagem. Às vezes sinto falta do rádio, da redação, da correria do jornalismo diário, saudade que logo passa ao lembrar que lavar pratos em Dublin tem sido mais gratificante.

22 replies »

  1. Infelizmente é a verdade. Mas só podemos agradecer por estar aqui e não lá! Rs
    Já estou atrás de encontrar um emprego pra ganhar meus eurinhos por hora!
    Ótimo texto. =)

  2. Muito bom! Adorei o texto. Li devagar pra não acabar rápido. Podia ser maior. rs
    Estou indo pra Irlanda em Outubro, e embora eu não tenha pretensão de ficar pra sempre, esses textos me animam muito. Continuarei acompanhando o blog! =)

  3. Lindo o texto, muito inspirador, mas vergonhoso pela qualidade, ainda mais por ter sido escrito por uma pessoa que se diz jornalista, “Talvez pelo fato de aqui não existir uma corja de políticos e sugadores da máquina pública para sustentar mensalmente.” , aqui existe corrupcao da mesma forma, voce sustenta um tanto de “knackers”, uma coisa que vejo sempre sao pessoas confundirem o dinheiro valer mais, com voce fazer o dinheiro valer mais, porque no brasil duvido muito que voce dividia seu quarto, comprava as coisas mais baratas possiveis, viajava e ficava em albergue, sim o dinheiro aqui pode ate valer mais, mas aqui voce nao vive uma vida real, voce vive uma ilusao, porque nao tem perspectiva de crescimento profissional nenhum, ou sua perspectiva de vida e continuar dividindo o quarto com mais um ou dois marmanjos ? Aqui e uma experiencia e nao uma vida…

    • Obrigado pela crítica, Jose. Apresente o mesmo índice de corrupção entre ambos e então poderemos conversar. E quando você fala em vida e perspectiva lembre-se que cada um tem a sua. Portanto as nossas podem ser diferentes. E sim faço todos os cálculos possíveis comparando minha vida daqui com a de lá mas acredito que para os mais espertos isso não precise ser colocado no papel. Abraço!

  4. Fala mestre! Cheguei em dublin pouco menos de 2 semanas e já foi o suficiente para perceber o quão imaturo é o nosso país em relação a Europa, não só em termos de remuneração, mas sim de organização, serviço e transporte público, saúde, lazer e afins…o Brasil possui o queijo e a fama pra ser de fato um paraíso, pois possui abundância natural, tem mão de obra super qualificada, o problema é que não sabe fatiar o qqueeiijo ainda, enfim boa sorte pra nós! e vamos.marcar um role aí.
    Eu também tenho um blog, recente mas se puder.dar.uma olhada.
    http://WWW.meansfreedom.WordPress.com
    Abs

    • Dae, brother! De fato aqui as coisas funcionam melhor. A comparação entre alguns setores é sempre arriscada mas permitida..hehe E já andei dando uma lida nos seus textos dias atrás. Show de bola. Continue escrevendo, isso ajuda muita gente q está por vir. Abraço!

  5. Texto simplesmente incrível!
    Eu acho humano a forma como o trabalho e o dinheiro é valorizado na Irlanda.

    Da mesma forma que você, minha prima está ai há uns 3 anos e todos ficam chocados quando eu digo que ela viajou a Europa quase toda, ainda foi na África e ainda conseguiu ir na Eurodisney, tudo com salário de babá (no caso, au pair rs).
    Aqui no Brasil isso não seria impossível, mas seria difícil conseguir viajar pelo continente da forma como ela fez em menos de 3 anos.

  6. Amei teu texto.Imagina nós professores que lutamos a anos pela valorização profissional e melhores salário.Por isso temos um numero muito grande de pessoas deixando o Brasil.Primeiramente os políticos tem que acabar com a corrupção,que cada vez está pior e a inflação nem se fale…..
    Sucesso e felicidades..
    Continues escrevendo textos maravilhosos.

  7. `Pabens pelo seu texto Felipe, so rebatendo o comentario do nosso amigo Jose, moro na Irlanda a 4 anos, durante 2 anos dividi quarto, casa e essas coisas como ele disse no texto, logo depois resolvi trazer mha filha q na epoca morava no Brasil para ca, contando que seguranca, escola e qualidade de vida esta longe de se comparar com o Brasil, trabalho ainda num subemprego mas com um salario q jamais teria no Brasil, mas tbm faco um curso na Area da Saude, entao acredito q aqui nada nos impede de crescer e ter uma perspectiva melhor, basta querer, e tbm se uma pessoa e’ feliz e tem uma boa qualidade de vida lavando pratos, qual o problema nao? Aqui viajamos com frequencia, vamos a retaurantes, adquirimos bens materias com mais facilidade que no Brasil, nao vivemos assustados com a inseguranca, oq pra mim foi o ponto chave de optar ficar por aqui a voltar ao Brasil. E quanto a sustentar Knackers, o que dirimaos sobre os altos juros, impostos, taxas que pagamos e dinheiros desviados para o bolso dos nossos politicos, nao estariamos tbm sustentando eles? A Irlanda nao e’ perfeita , e nem o Brasil e’ o pior lugar do mundo, mas no meu ponto de vista aqui tenho uma vida bem melhor e segura! Opiniao cada um tem a sua, e esta e’ a mha!

    • Obrigado pelo comentário, Adri. Concordo contigo. O José questionou minha parcialidade em dizer aquilo sem dados específicos. O que ele não sabe é que este texto é uma crônica, e não notícia, reportagem ou artigo. Tenho liberdade pra colocar meu ponto de vista sem correr risco de ser queimado pelo sindicato dos jornalistas (hehe). E to contigo no que falaste.

  8. estou com 58 anos, hj tento minha cidadania italiana fiquei 40 dias na irlanda e me apaixonei tudo muito limpo, organizado, povo educado preços justo amei se deus quizer vou conseguir morar aie não ligo nenhum poucode limpar banheiros,lavar copos etc, o que queroe sair na rua e nãoter medo de ser assaltada, morta porum celular, boa sorte

    • Obrigado, Tania. Tocaste num ponto importante: segurança. Venho de uma cidade de 200 mil habitantes onde assalto aos coletivos urbanos acontecem diariamente e circular durante a noite em alguns pontos é pedir pra ter uma arma apontada pra cabeça. Se sentir seguro é algo difícil até de explicar. Influi no nosso humor, pensar, agir.. viver!

  9. Curti muito, parente!
    Sempre achei que a melhor coisa que eu poderia fazer pra mim, e pros meus descendentes, é me mudar pra um lugar como esse.
    Felicidades!

  10. To indo dia 25 de abril, estou largando um emprego no banco sentada o dia todo para tentar conseguir lavar pratos em dublin e por incrivel que pareça estou tão feliz que não troco o sabão e a esponja por nada . ;D

  11. Cara, os teus textos são gostosos de ler e motivacionais, estou indo para Dublin agora em abril, estou com medo de ser impedido de fazer muitas coisas por ter 19 anos e não ser bom de ingles, mas quero lutar ao maximo para conquistar meu dinheiro e não depender do meu pai. Fico feliz pelo seu sucesso! Continue assim sempre.. Se puder passe um contato para conversarmos… Parabéns pelo blog! Abraços.

Deixe um comentário